Brasil

Cidades de MG recebem selo de boa prática pelo enfrentamento do HIV na gestação

Os municípios de Passos, Divinópolis e Coronel Fabriciano receberam certificado do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV, isto é, quando a infecção do HIV ou sífilis é transmitida da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. A entrega do reconhecimento aconteceu durante solenidade na Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, na última quarta-feira (7/12).

Ainda, as cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Montes Claros alcançaram a posição de boas práticas para eliminação da transmissão do HIV entre mãe e bebê e, por isso, receberam o selo prata. A diretora de Vigilância de Condições Crônicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ana Paula Carvalho, disse que a conquista reconhece a atuação dos trabalhadores de saúde dos municípios mineiros e do Estado. “Essa certificação reflete a qualidade da atenção à saúde prestada às gestantes e crianças mineiras, evitando a ocorrência da transmissão vertical do vírus do HIV”.

Os critérios para certificação das cidades envolveram indicadores de impacto, como incidência de infecção pelo HIV em crianças devido à transmissão vertical e taxa de transmissão vertical do HIV; e indicadores de processo, como, na prevenção, proporção de gestantes com pelo menos quatro consultas e ao menos um teste de HIV durante o pré-natal e, no tratamento, número de gestantes em uso de terapia antiretroviral (TARV) – medicamentos que impedem a multiplicação do vírus – e de crianças expostas ao HIV que receberam a terapia adequada.

Entram para a avaliação do certificado os municípios com mais de 100 mil habitantes e que atendem aos critérios do Guia de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, em um consenso com a Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais de Minas, Mayara Marques de Almeida, o Estado vem desenvolvendo ações para interromper o ciclo de transmissão entre as famílias. As principais medidas têm sido a distribuição de teste rápido para todos os municípios para o diagnóstico precoce e a distribuição de antirretrovirais para as 75 Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) em Minas Gerais. “Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) ”, explica.

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do SUS. A ideia é que o reconhecimento motive o aprimoramento de ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das gestantes e crianças assistidas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo