Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o parto humanizado tem sido, de longe, um tema obrigatório em toda gestação. Afinal, além de oferecer mais segurança e privacidade à mulher, é uma forma de empoderamento para muitas delas, visto que é preciso realizar um plano de parto com o fito de tomar as rédeas desse momento tão único e, na maioria das vezes, mágico.
Apesar da boa fama, o parto humanizado também ganha hates, fazendo com que muitas futuras mamães sequer cogitem a possibilidade de realizá-lo. No entanto, entre as informações sobre esse tema na Internet, você consegue definir o que é verdade e o que é mito? Não? Então leia este artigo até o final e saiba tudo sobre parto humanizado.
O parto humanizado deve ser realizado em casa
Mito. O parto humanizado não é uma invenção do século XXI. Ao contrário, quando a medicina ainda não era tão avançada, as mulheres ganhavam seus bebês em suas casas, com a ajuda de uma parteira. Esse modelo, portanto, possui essa origem, mas não significa que as mulheres devam parir em casa.
Para o renomado Orcione Guimarães Júnior, médico especialista em cirurgia ginecológica e mestre em Ciências da Saúde, esta é uma das partes mais legais do parto humanizado: a gestante pode escolher se o fará em casa, numa clínica especializada ou no hospital, isto é, onde mais se sentir à vontade para dar à luz. Muito legal, você não acha?
Não se pode anestesiar quem opta pelo parto humanizado
Mito. Um dos pressupostos principais do parto humanizado é que seja prazeroso e uma experiência positiva à mulher. Visto isto, segundo explica o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, dependendo da sensibilidade da mulher, pode-se optar por anestesia, afinal, o nível da dor é individual, sentida de uma forma diferente por cada mulher.
A intervenção médica é mínima no parto humanizado
Verdade. Uma das razões que fazem as mulheres optarem pelo parto humanizado refere-se ao fato de que a intervenção médica no processo pode ser mínima. Isto é, para que se possa realizar o parto com segurança, é importante, claro, uma equipe médica preparada, mas as técnicas para alívio da dor e para a passagem do bebê devem ser naturais.
Há mais risco no parto humanizado
Mito. O corpo da mulher é preparado para gerar vidas. Sendo assim, a gestação, bem como o parto são naturais ao corpo feminino. Diante disso, o Dr. Orcione Guimarães Júnior explica que processos cirúrgicos, como a cesariana, são bem mais perigosos nesse sentido, visto que é um procedimento não-natural. Interessante, não?
O parto humanizado é mais seguro e benéfico para a mães e o bebê
Verdade. Recuperação mais rápida, maior vínculo com o bebê, protagonismo materno, redução do nível de estresse, entre outros, são os principais benefícios que a mulher recebe ao optar pelo parto humanizado. Já o aleitamento prolongado, a redução do risco de infecção e o fortalecimento do sistema imunológico são alguns benefícios recebidos pelo bebê. Para o médico especialista, Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, essa é outra grande “magia” oferecida exclusivamente pelo parto humanizado.
Sendo assim, se esse tema te interessa e você deseja sanar ainda mais dúvidas sobre o parto humanizado, como funciona ou como realizá-lo, não deixe de acessar as principais redes sociais do Dr. Orcione Guimarães Júnior ou de entrar em contato:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1